terça-feira, 14 de junho de 2016

Michel Temer com a faca e o queijo na mão

por Paulo Diniz
(publicado na edição de 12/06/2016 de O Tempo - Belo Horizonte, Minas Gerais)

Em menos de um mês de funcionamento, o governo de Michel Temer já perdeu dois de seus ministros devido à divulgação de gravações que os colocavam em posição de suspeita de corrupção e obstrução da justiça. Para boa parte da crônica política, isso é sinal de que o governo interino enfrenta sua primeira crise. Para os dilmistas remanescentes, subitamente partidários do vazamento pela imprensa de trechos de investigações e processos judiciais, eis a prova de que o novo governo é tão corrupto quanto o anterior; um argumento, aliás, que aos olhos do público nunca contribuiu para engrandecer os líderes petistas e suas gestões.
Provavelmente, cada uma dessas perspectivas guarda certo grau de validade. Porém, o ponto mais importante vem sendo deixado de lado: o fato de que tem ficado nítida a habilidade política dos integrantes do novo governo. Por exemplo, a rapidez com que os ministros Romero Jucá e Fabiano da Silveira foram afastados de seus cargos foi marcante, podendo ser contada em uma questão de horas. O contraste em relação às gestões petistas é radical: nessas, sob o argumento de que suspeitas não necessariamente levam a condenações, os protagonistas de escândalos eram mantidos indefinidamente em seus cargos, a serviço de Lula e Dilma. Dessa forma, os efeitos do escândalo da vez se prolongavam no tempo, contribuindo inclusive para reforçar a percepção popular de que as administrações petistas foram incrivelmente mais corruptas do que todas as demais. No caso de Temer, a demissão do protagonista do escândalo tem permitido que a sucessão de fatos do noticiário se encarregue de diluir os efeitos políticos de cada crise, enviando Jucá e Silveira ao passado. Essa dinâmica tende a se reforçar porque a pauta do combate à crise econômica costuma dominar as atenções.
Outro ponto importante, que passou despercebido para muitos: indicado por Renan Calheiros para o governo, Silveira foi visto por muitos como um nome “blindado”, cuja demissão poderia gerar constrangimento com o presidente do Senado e, com isso, a perda de importante apoio político. Tal impressão durou pouco, pois rapidamente Renan Calheiros divulgou nota afirmando que não havia feito qualquer indicação para o ministério de Temer: assim, deu sinal verde tanto para a exoneração do ministro suspeito, quanto para a contenção da crise. O mais importante a ser destacado, nessa situação, é o entrosamento interno do PMDB, fato raro, mas que torna o partido extremamente poderoso.
O contraste com o governo anterior é gritante: Temer é dotado de habilidade política considerável e a tem colocado em prática para fortalecer seu governo. Some-se a isso a coesão do PMDB e o poder para definir os gastos públicos federais, e é possível prever que o presidente em exercício tem “a faca e o queijo na mão” para se garantir no cargo até dezembro de 2018. A aprovação pelo Congresso Nacional de matérias complexas como a nova meta fiscal, deficitária em R$ 170 bilhões, é sinal prévio da solidez da nova plataforma de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário