segunda-feira, 17 de novembro de 2014

À sombra de Cuba

por Paulo Diniz
(publicado na edição de 16/11/2014 de O Tempo - Belo Horizonte, Minas Gerais)

A imersão da população na política pode ter se firmado como um legado positivo das eleições de 2014. Entretanto, uma outra reminiscência não tão benéfica seria a consolidação da polarização entre PT e PSDB. A abertura de uma terceira frente no cenário político não obteve apoio do eleitorado a ponto de constituir uma disputa de segundo turno, de maneira que a oposição entre favoráveis e contrários ao atual governo prevaleceu.
O principal problema da polarização política não decorre, em si, da pequena oferta de opções partidárias viáveis ao eleitor: democracias consolidadas, como a britânica e a norte-americana, funcionam há séculos em torno de dois grandes partidos. No caso brasileiro, uma das principais derivações da polarização política é o empobrecimento do debate público: as campanhas dos principais candidatos à Presidência giraram em torno de poucos tópicos, em relação aos quais cada um pedia a aprovação ou rejeição popular.
Um ícone dessa dinâmica foi o papel central desempenhado por Cuba na campanha de 2014, algo somente possível devido à forma superficial como decorre o debate no cenário polarizado da política brasileira. O principal programa de saúde da gestão de Dilma Rousseff foi ponto de embate na campanha eleitoral: consiste da importação de profissionais de saúde cubanos para atendimento em periferias metropolitanas e zonas rurais isoladas. O modelo de saúde da ilha comunista, tido como inovador no passado mas exaurido nos dias de hoje, passou a ser a referência a partir da qual se discutiu, apoiando ou rejeitando, o futuro da saúde no Brasil.
Cuba também foi mencionada por receber, durante as gestões petistas, vultuosos investimentos brasileiros na área de infraestrutura. O debate que se seguiu, sobre a validade dos mecanismos de cooperação internacional praticados pelo Brasil, foi dominado por considerações sobre detalhes do regime cubano, hoje a ditadura mais longeva das Américas.
Com uma agenda política tão engessada, a opinião pública brasileira perdeu a habilidade de sonhar mais longe. Quando vem à tona a antiga paixão juvenil dos dirigentes petistas pela simbologia que envolve a ilha dos irmãos Castro, só resta aos tucanos buscar desconstruir o estilo cubano de governo e gestão: assim, é com a medida da falida Cuba que se projeta o futuro do Brasil. Não houve menção, por exemplo, ao modelo de sociedade adotado nos países nórdicos, que há oito décadas distribuem riqueza entre as classes sociais de forma radical, viabilizando o mais alto padrão de vida do planeta; ao mesmo tempo, se constituem como as sociedades mais livres do mundo. Será impossível ao Brasil atingir esse patamar enquanto Cuba continuar dominando corações e mentes dos brasileiros.
Considerar Cuba como modelo implica aceitar um axioma surreal: o de que a liberdade do ser humano pode ser trocada por um conjunto de políticas públicas que garanta um padrão mínimo de vida. Essa lógica, afinal, só pode ser levada a sério por quem planeja abrir mão apenas da liberdade alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário