sábado, 10 de março de 2012

Síria: Assad não cederá

por Paulo Diniz

        As fortes imagens que circularam o mundo em outubro de 2011, do ex-líder líbio Muamar Kadafi sendo capturado, executado e tendo seu cadáver arrastado por uma turba raivosa, despertaram um acalorado debate sobre temas como direitos humanos e justiça. Não há dúvida de que Kadafi recebeu de seus ex-súditos nada mais do que aquilo que lhes dispensou durante mais de quatro décadas: violência, covardia e brutalidade. Por isso, não são poucos os que consideram adequado o tratamento dispensado ao ex-ditador, mesmo reconhecendo a distância abissal que há em relação aos valores que a rebelião do povo líbio – ao menos oficialmente – buscava instalar no país. Apesar de toda a discussão que tem origem nesse incidente, poucas foram as considerações sobre os efeitos políticos de tal episódio.
A nenhum regime ditatorial interessa dividir ou ceder poder; é da constituição básica desses tentar permanecer inconteste. Quando anunciam “reformas”, as ditaduras estão interessadas mesmo em absorver as forças de contestação que, de alguma maneira, surgiram. Persiste, então, a lógica de buscar perdurar, mesmo que sob formato superficialmente modificado.
Porém, a partir do momento em que foi veiculado a todo o planeta o triste destino dado a Kadafi, a dinâmica das ditaduras no Oriente Médio mudou de figura: passou a ser uma questão de sobrevivência física de seus líderes. Assim, além de buscar manter a existência de seus regimes, os ditadores da região – talvez até de outras áreas do globo – passaram a se preocupar com a garantia de suas próprias vidas.
Quando consideramos a situação atual da Síria – na qual a ditadura de Bashar al-Assad reage violentamente aos protestos populares iniciados em março de 2011 – percebe-se que o temor de perda de poder não é mais o único ponto em disputa. Se os julgamentos de Ben Ali e de Mubarak – apeados do poder na Tunísia e Egito, respectivamente – já representam uma perspectiva bem desagradável para os líderes do governo sírio, o linchamento popular é razão para verdadeiro pânico. Não há, assim, a expectativa de uma saída negociada ou honrosa: a queda do regime pode representar o fim trágico das vidas de seus integrantes. Assim, pode-se prever que Bashar al-Assad buscará resistir até o limite último de suas forças, transformando as manifestações populares por liberdade em uma sangrenta guerra civil.
Basicamente, esse é o cenário da Síria de hoje: a resistência e a agressividade da ação governamental representam nada mais do que a luta dos milhares de componentes de um regime – militares e burocratas – pela própria sobrevivência. Lutam e matam, em poucas palavras, por medo de se tornarem os “kadafis” que surgirão nos noticiários da próxima semana. Diante desse contexto de luta desesperada pela autopreservação, o apoio que a Síria recebe de Rússia e China nos foros internacionais não passa de um detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário