terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Nosso lugar no mundo

por Paulo Diniz
(publicado na edição de 21/12/2014 de O Tempo - Belo Horizonte, Minas Gerais)

Desde seu surgimento como nação, o Brasil enfrenta uma questão crucial, para a qual ainda não encontrou solução: definir seu posicionamento no mundo. Trata-se, basicamente, da escolha da prioridade maior da política externa, o que não só determina os esforços políticos a serem feitos em relação ao mundo, como também o que se pretende receber em retorno. A opção por uma prioridade na política externa não implica desconsiderar outras linhas de ação, porém é essencial investir mais em relações com maior potencial: baseadas em fatores estruturais de identificação entre as partes.
Independente como a única Monarquia das Américas e gozando de estabilidade política por quase todo o século XIX, o Brasil representou por muito tempo o oposto em relação à sua vizinhança continental: as repúblicas hispano-americanas, envolvidas em constantes disputas de poder. O isolamento brasileiro foi uma constante que apenas começou a ser superada na década de 1990: primeiro pela euforia do Mercosul e, recentemente, pelo alinhamento ideológico entre os governos de esquerda da região e as administrações petistas do Brasil. Decantada que seja essa nova relação, o Brasil não deixou de ser visto com desconfiança por seus vizinhos, sendo ainda acusado de potência imperialista: priorizar o continente, assim, é opção com poucas perspectivas de sucesso.
Por outro lado, o pleito por uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, obsessão nacional na última década, fez parte do projeto de elevação do Brasil à condição de protagonista mundial. Se o tamanho da economia nacional permite que se busque horizontes tão ambiciosos, a preferência atual pelo alinhamento a regimes autoritários colocou sob suspeita a estreia recente do Brasil como articulador em cenários conturbados, como o Oriente Médio. Mais do que voluntarismo, esse caminho demanda coerência política.
Em oposição a esses cenários, uma simples característica define o lugar brasileiro no mundo: nossa condição como país de língua portuguesa, que nos torna parte de um conjunto de nove países cujas identidades nacionais concentram-se fortemente no idioma. Falar nativamente o português é algo que suplanta questões étnicas, religiosas e históricas, unindo povos distintos pela forma comum de expressão. Trata-se não apenas de fenômeno sociológico especial e pouco explicado, como também fator estratégico favorável ao Brasil, país mais destacado entre os de expressão portuguesa: tem diante de si o posto de líder natural de uma comunidade de cerca de 290 milhões de pessoas, distribuídas por quatro continentes.
Tendo o universo lusófono como foco preferencial da política externa brasileira, não apenas são resgatados os laços mais profundos que nos ligam às nossas matrizes europeia e africana, como também podem ser moldadas relações econômicas privilegiadas com esses dois importantes continentes. Cultura, política e economia se unem em torno do fator que mais marca nosso jeito de ser: o apego à forma como nos expressamos para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário