terça-feira, 15 de abril de 2014

Improvável estadista

por Paulo Diniz
(publicado nas edições de 15/04/2014 do Correio do Sul - Varginha, Minas Gerais -, do Diário de Teófilo Otoni - Teófilo Otoni, Minas Gerais -, do Diário de Caratinga - Caratinga, Minas Gerais -, na edição de 23/04/2014 do Jornal de Uberaba - Uberaba, Minas Gerais - e na edição de 13/07/2014 de O Tempo - Belo Horizonte, Minas Gerais)

O Uruguai atraiu a atenção mundial recentemente, quando seu presidente aceitou receber prisioneiros da base norte-americana de Guantánamo. Primeiro do continente a aderir à estratégia de Barack Obama para esvaziar o infame campo de detenção, José Mujica chama a atenção tanto pelo que faz, quanto pelo que representa para os mais diversos públicos. Merece, assim, uma análise detida quando se aproxima o final de seu mandato.
Militante da violenta esquerda uruguaia da década de 1960, Mujica esteve preso por 13 anos, sendo libertado apenas ao final da ditadura que governou o país. Devido a seu histórico, Mujica despertou desconfianças durante a campanha eleitoral de 2009: se eleito, traria de volta a política radical? Como o Uruguai já vinha sendo governado por uma inédita coalizão de partidos de esquerda, sem que isso tivesse produzido turbulência institucional, as ressalvas quanto ao velho militante não prevaleceram. A confiança depositada em “Pepe” Mujica foi merecida: a tradicional estabilidade política uruguaia foi mantida, o que torna o país uma feliz exceção na América Hispânica recente, onde a eleição de governos de esquerda tem sido sucedida por restrições às liberdades civis.
Mais do que não frustrar, a administração de Mujica trouxe gratas surpresas ao setor produtivo, pois o presidente deixou claro ter a percepção de que o socialismo não é bom gerando riqueza, mas sim a distribuindo. Destaque-se a defesa dos interesses de seu país na chamada “Guerra das Papeleiras”, evento considerado o ponto mais baixo das relações entre Uruguai e Argentina. Preterida por uma multinacional do setor de celulose que desejava investir na região, a Argentina vem adotando desde 2004 pesadas represálias contra os uruguaios, justificadas por argumentos ambientais questionáveis. Em seu governo, Mujica não só manteve-se firme diante das pressões argentinas, como também autorizou uma expansão da empresa estrangeira.
Além do pragmatismo administrativo, José Mujica atraiu a atenção também por sua postura pessoal: doa 90% de seu salário, permanece vivendo em sua humilde chácara e é servido por um veículo de modelo popular, o que lhe rendeu a alcunha de “presidente mais pobre do mundo”, dada pela imprensa internacional. Inicialmente rotulado como demagogo, o presidente não tentou obter ganhos políticos a partir de seu comportamento pessoal. O fato é que Mujica encara o poder como uma tarefa a ser cumprida, e não como um prêmio a ser saboreado: compartilha essa marca com alguns dos maiores estadistas, hoje em dia tão raros.
Despido das camadas de significado que lhe foram atribuídas devido a seu passado político e à sua figura pessoal, Mujica entra para a história como um líder equilibrado e pragmático, afastado da dicotomia “esquerda contra direita” que tanto perturbou o século XX. Indiferente às críticas de ambos os extremos ideológicos, o presidente uruguaio representou um exemplo de como, na política, as ideias devem se adaptar ao bem-estar dos homens, e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário