domingo, 20 de agosto de 2017

Eficiência na gestão pública: assunto eternamente ignorado no Brasil

Por Paulo Diniz (publicado na edição de 13/08/2017 de O Tempo - Belo Horizonte, Minas Gerais)

A revisão da meta fiscal do orçamento federal se tornou o assunto principal a dominar a atenção da opinião pública. O corte de gastos e o equilíbrio das contas federais, por si sós, não são problemas: hoje é claro para todos que o descontrole fiscal e a ficção contábil produzidos pelo governo de Dilma Rousseff foram prejudiciais ao povo brasileiro. O que merece reparos na gestão Temer é que ainda não surgiu pensamento que fosse além da simples regulação de receitas e despesas.
Em meio a essa concepção imediatista e fiscalista, surgem propostas que merecem atenção: a instalação de programa de demissão voluntária (PDV) no governo federal, e a criação de um teto salarial de R$ 5.000,00 para servidores que ingressarem na burocracia da União. Ambas medidas seriam capazes de cortar despesas do governo federal no curto prazo, agradando a perspectiva simplista da gestão de Temer; já as consequências nefastas seriam sentidas apenas no futuro, quando o atual governo constar como um curto parágrafo nos livros de história.
O programa de demissão voluntária é uma prática comum em empresas privadas, porém sua transposição para o setor público não pode ser vista como um processo automático: o Estado tem métodos de seleção de pessoal próprios, como o concurso público, e costuma precisar da fidelidade de seu funcionário por toda a sua vida produtiva, concedendo por isso a estabilidade; dessa forma, não seria fácil ou rápido contratar novos servidores quando, após a realização de um PDV, o funcionamento dos órgãos públicos demandar funcionários adicionais. Além disso, um PDV costuma atrair os funcionários mais produtivos, que se consideram aptos a enfrentar novamente as incertezas do mercado de trabalho; já os demais, que por vários motivos não seriam capazes de encontrar um novo emprego, tendem a permanecer onde estão. Se colocado em prática na burocracia federal, um PDV faria provavelmente o Estado perder seus servidores mais eficientes, mantendo em suas fileiras os menos produtivos.
Efeito semelhante teria a imposição de um teto salarial durante os primeiros anos da carreira de um servidor público: o valor de R$ 5.000,00 não seria suficiente para remunerar o investimento que muitos profissionais hoje fazem para serem aprovados em concursos e se tornarem servidores federais; empresas privadas poderiam atrair e reter tais pessoas facilmente, a partir de ofertas salariais melhores. O emprego público deixaria, portanto, de atrair alguns profissionais altamente competentes, como ocorre hoje em algumas áreas.
A produtividade do Estado, percebe-se, não foi tema considerado pela equipe de Temer. No longo prazo, é justamente o funcionamento eficiente da máquina pública o que mais deveria interessar: obter mais e melhores serviços para a população, a partir de um mesmo montante arrecadado. Infelizmente, o pensamento simplista dos gestores da era Temer vem sendo regra na história brasileira: reduzir despesas, quase sempre mutilando a capacidade de ação do Estado, vem sendo considerado por nossos governantes como sinônimo de “reforma do Estado”.
As poucas iniciativas que contradizem essa triste tradição, levadas a cabo por Getúlio Vargas nos anos 1930 e por Fernando Henrique Cardoso nos anos 1990, tiveram resultados limitados e quase nunca são lembradas pelo grande público. Todo esse cenário sequer compõe a pauta de partidos políticos e de seus pré-candidatos para 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário